Cleide barbosa – Assistente Social da Comunidade Surda do Cariri Mardônio Oliveira – Professor de Libras da UFCA Iva Jean Peterson (Norte Americana) Missionaria e Pioneira no trabalho com surdos no Brasil João Filho – Professor de Libras da UFCA (Foto: Valério/Agência Miséria). |
Audiência pública realizada na última sexta-feira(10) no campus juazeiro, discutiu a implantação do curso de Letras-Libras na Universidade Federal do Cariri. O encontro contou com as participações de representantes da comunidade surda do Cariri, Instituto Transformar, IFCE, Senac, Intérpretes de Libras e Professores.
A implantação de curso de Letras-Libras presencial poderá ser o primeiro no interior do estado e deve colaborar para a formação de profissionais da área como explica o Mardônio Oliveira, Professor de Libras da UFCA – É imprescindível para a região do Cariri, é algo que vai dá importância a carência de profissionais na região, profissionais habilitados para ensinar a disciplina em escolas estaduais e outras universidades daí a importância da implantação de Letras-libras aqui na universidade, para estimular a formação de novos profissionais interpretes de Libras – explicou.
Representando a comunidade surda do Cariri a Missionária e Fundadora do Instituto Transformar(INTRA), Gina Petterson, explica que a criação do curso de Letras-Libras, está ligada ao direito de educação garantido na constituição e deve colaborar com a comunicação de milhares de pessoas com necessidades auditivas – é uma maneira de abrir portas para as famílias que querem aprender libras para se comunicar com seus parentes, mas também para professores que ainda não tem formação.
outros estados do Nordeste dispõem de cursos de Letras-libras a distância, na capital do estado também; a região do Cariri poderá a ser a primeira a possuir curso presencial de Letras-libras. De acordo Mardônio Oliveira o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) está sendo estruturado com a colaboração do Professor João Batista que também é surdo. A expectativa é que até o fim deste mês o projeto seja finalizado para iniciar os trabalhos no primeiro semestre do próximo ano na universidade.
Fonte: Miséria – Letras Libras